terça-feira, 20 de março de 2012

Apresentação do Trabalho de Jogos de Oposições



  Na sala de lutas da Faculdade Dom Bosco, a Professora Keith, ministra os trabalhos apresentados pelos grupos, com auxilio de uma banca para avaliar a pesquisa, essa banca era composta pelo grupo que tinha apresentado, após o término era a equipe que acabou de se apresentar que seria aproximá avaliar e assim sucessivamente, até acabar as equipes.  Onde os alunos por meio dos Jogos de Oposições, enfatizando, os benefícios para decentralizar a agressividade das crianças e focá-las através dos jogos de lutas no respeito, limitações e participação.


Trabalho de Jogos de Oposições apresentado pela equipe desse blog.


Rapidez e atenção

      Pega-pega com o pé.
  Elege-se um pegador, que deverá pegar os outros saltando com um pé e tocar o coleguinha com o pé que está suspenso. Os corredores deverão também se deslocar só com um pé, enquanto segura o outro pé. Cada aluno pego se tornará também um pegador. O jogo vai até que todos se tornem pegadores. Em seguida repete-se a brincadeira com o pé não dominante.

Ação motora de ataque: Tocar
Ação motora de defesa: Esquivar-se.

Desequilibrar

   Os alunos serão dispostos em duplas, que devem segurar o pé, mantendo o joelho flexionado, mantendo-se em pé com a perna dominante. Deverão desiquilibrar o oponente com o ombro, podendo utilizar o braço livre como apoio para equilibrar-se, mas sem tocar o oponente. Em seguida repete-se o exercício com a perna não dominante.

Ação motora de ataque: Tocar e desequilibrar
Ação motora de defesa: Resistir e esquivar-se

Reter/imobilzar

   Sentados de costas um para o outro, ao sinal do professor, viram-se e de joelhos agarram-se braços com braços e tentam virar o oponente para coloca-lo de costas no solo, o aluno que encostar as costas no solo será considerado imobilizado e o jogo recomeça. Veja na foto abaixo.

Ação motora de ataque.
Agarrar, reter o adversário, derrubar o oponente, empurrar.
Ação motora de defesa.
Agarrar, realizar força contrária, resistir.
                                                                          

Fonte: Faculdade Don Bosco, em 21\03\2012

Fonte: Faculdade Dom Bosco, em 21\03\2012
                                     
Conquista de território

   Os alunos serão separados em duas equipes. Os alunos de cada equipe serão colocados lado a lado, formando uma parede e devem ficar frente a frente com a outra equipe. Ao sinal do professor, deverá agarrar os oponentes, ombro a ombro, empurrar uma a outra.
Será delimitado o espaço a ser conquistado com fita adesiva.

Ação motora de ataque: Agarrar, reter.
Ação motora defesa: resistir e bloquear.

Conquista de objeto

   Os alunos serão divididos em dois grupos. Um grupo faz um círculo de mãos dadas e no centro é colocar uma bola. Os demais alunos tentarão adentrar ao círculo para retirar a bola e serão impedidos pelos que estão formando o círculo, bastando entrar e segurar a bola para tê-la conquistado.

Ação motora de ataque: tocar, reter.
Ação motora de defesa: Esquivar e resistir.


Combate

   Em duplas os oponentes deverão utilizar-se de espadas feitas de tubo plástico sanfonado, em um perímetro pré-determinado para o pé de apoio, simular um duelo onde a pontuação deverá ser determinada com giz ou fita sobre o tórax dos participantes mantendo-se uma distância um do outro e com um das pernas avançadas à frente, a qual será a móvel e o pé de trás será o apoio imóvel sendo que seu deslocamento acarretará em falta pontuada em favor do adversário.  

Ação motora de ataque: Tocar.
Ação motora de defesa: Esquivar e bloquear.


Fotos de outros grupos que apresentaram o trabalho




                                           Foto abaixo é de jogo de desequilíbrio

Fonte: Faculdade Dom Bosco, em 21\03\2012
                                        
                                        Foto de Conquista de Objeto

Fonte: Faculdade Dom Bosco, em 21\03\2012
                                    
                                         Foto de Jogo de Conquista de Território 
                                            
Fonte: Faculdade Dom Bosco, em 21\03\2012
                                    




















segunda-feira, 12 de março de 2012

TUF Brasil estreia no dia 25 de março. Em jogo, dois contratos com o UFC

Primeiro programa a ser realizado fora dos EUA, reality show garante uma vaga no maior evento de MMA do mundo aos campeões de cada categoria

 

       Um dos principais responsáveis pela popularização do MMA nos Estados Unidos na década passada, o TUF chega à TV brasileira a partir do próximo dia 25 de março, com transmissão da TV Globo. Com o nome "The Ultimate Fighter Brasil - Em busca de campeões", o reality show do UFC dará ao campeão de cada categoria um contrato com a organização e a chance de integrar o principal plantel de lutadores do planeta.
       Os participantes, todos eles brasileiros, são divididos em dois times: um comandado e treinado por Vitor Belfort e outro por Wanderlei Silva. O programa começa com 32 lutadores, sendo 16 pesos-médios (até 83,9kg) e 16 pesos-pena (até 65,8kg). A metade sai logo no primeiro episódio, que tem combates eliminatórios - cada vencedor garante vaga na casa.

Fonte : http://globoesporte.globo.com/lutas/tuf-brasil/noticia/2012/03/tuf-brasil-estreia-no-dia-25-de-marco-em-jogo-dois-contratos-com-o-ufc.html .( Acessado em:13/03/2012 00:48hr )

 

Jogos de Oposição - Aula do dia 07\03\2012


    O jogo de oposição, precisa de uma ação motora de ataque e defesa, ela transforma a briga em jogo com regras, onde as crianças podem expressar seu ímpeto em condições definidas e seguras não produzindo a derrota definitiva ou destruidora, mas para relativização da vitória, ajudam a dominar a incerteza no combate assistido por um professor árbitro, que garanta ao respeito, às regras e aos limites impostos. 
   No Ensino Fundamental, propõe-se às crianças situações motivadoras que possam permitir, a descoberta das ações fundamentais das disciplinas de combate, a aplicação do modo mais diversificado possível, considerando as possibilidades motoras do momento e reutilizando-as em condições diferentes.
      Os jogos de oposições classificam-se em 6 tipos de atividades:


1- Rapidez, Atenção e Agilidade 
2- Desequilibrar
3- Reter - Imobilizar
4- Jogo de conquista de objeto
5- Jogo de conquista de território
6- Combate

Características de Ataque

  São as ações motoras de agarrar, reter, desequilibrar, imobilizar e tocar. Assim tendo diversificações possíveis como a de agarrar pode ser apanhar os braços, as pernas, a cintura e o tronco. Reter pode ser com as mãos e pelo meio do corpo. Imobilizar é virando, recobrindo o corpo, fixando os membros e combinado ações. Desequilibrar seria puxar, empurrar, projetando e levantando.

Característica de Defesa

  Envolve ações motoras específicas de esquivar-se, resistir, livrar-se e bloquear (absorção dos golpes), tendo as diversificações    de movimentos em cada ação, sendo elas agarrando, empurrando e virando sendo  elas características de livrar-se. Já de resistir é atacando, desviando e opondo-se, entretanto  rolando, saltando, virando, abaixando-se e desviando as mão são aspectos de esquivar.


Fonte: OLIVIER, Jean-Claude. Das Brigas aos Jogos com Regras: enfrentando a indisciplina na escola. Porto Alegre: Artmed, 2000.
Fonte: www.wtcuritibapr.hd1.com.br, Acessado 12\03\2012


Atividades de reter, atenção, agilidade e desequilíbrio

Atividade 1:

   Brincadeira da mãe ajuda, onde o aluno que será o pegador deverá pegar os demais imitando uma aranha e a quantidade de aranhas aumentava à medida que os alunos eram tocados até todos forem pegos, após certo tempo foi mudado para a imitação do saci. O objetivo é explorar as ações de tocar e esquivar com ações dos membros superiores e inferiores. Também envolve a agilidade e mudança rápida de direção.

Atividade 2:

   Os alunos devem prender na cintura um colete e ao comando da professora, todos tentam pegar o colete do outro, para ver quem consegue uma maior quantidade de coletes. Tendo variações de deslocamentos, por exemplo, de joelhos ou em pé. Onde exige atenção, tempo de reação, agilidade, rapidez e ações de esquiva e toque.

Atividade 3:

   Os alunos em duplas, ambos segurando as mãos um do outro, após o apito da professora era empurrar o oponente para tirar o pé de dentro do quadrado, valia segurar a mão e puxar.  Sendo o motivo o desequilíbrio. Foi realizado uma variação com os alunos segurando a cintura, assim fazendo o mesmo.

Atividade 4:

   Brincadeira de briga do galo, onde as duplas de alunos tem que ficar agachados, tendo o objetivo de empurrar, para provocar o desequilíbrio e a queda do oponente. 

Atividade 5:

   Os alunos em duplas e sentados frente à frente, mantiveram o quadril flexionado a 45 graus, de modo que só as nádegas tocavam o tatâmi e com a planta (sola) do pé em contato com o do adversário, e com as mãos no plexo, ambos empurravam, buscando o desequilíbrio.

Fotos de jogos de oposição



Fonte: dojofama.blogspot.com, Acessado em 18\03\2012


Fonte: www.corporesanoacademia.com.br, Acessado 12\03\2012.
Atividade de reter e imobilizar: carro e garagem


Os alunos foram separados em duplas, onde o aluno que está no solo (tatâmi) de 6 apoios é o carro, o aluno que se encontra em cima dele é a garagem. Portanto a pessoa que esta por cima deve imobilizar e a pessoa que está por baixo deve tentar escapar. Essa brincadeira trabalha as ações motoras de ataque, sendo elas, imobilizar e agarrar, também ações motoras de defesa, como resistir e livrar-se. Exemplo na foto abaixo.


                                     Fonte: Faculdade Dom Bosco, em 14\03\2012


                                     Fonte: Faculdade Dom Bosco, em 14\03\2012


Atividade de conquista de objeto e território: pique bandeira com bola

Onde os alunos foram separados em dois grupos e o tatâmi foi dividido, pois cada equipe tinha seu lado, portanto o objetivo era pegar a bola que estava do outro lado e trazer para seu território, ambas equipes. Também os alunos não podiam ficar em pé e sim em 6 apoios.


Atividade de combate


Em duplas com os braços dados ao sinal da professora tinha que achar outra dupla para tentar toca-la, podendo ser com  a mão ou com o pé, onde tinha que defender e atacar, assim realizando ações motoras de tocar, bloquear e  esquivar. Depois de um certo tempo variação com as duplas, onde uma ficava de frente e outra de costa com o braço dado.


Atividades que não envolve jogo de oposição

Atividade 1:

   Brincadeira de Jockey Pow, objetivo flexibilidade. Os alunos separados em duplas, frente à frente, com os pés colocados um na frente do outro, de forma que os dedos tocavam o calcanhar e os pés dos alunos se tocavam também. Os alunos tiravam Jockey Pow. O vencedor deslocava o pé da frente para trás, enquanto o outro deslocava o que estava a frente até tocar o pé d oponente, assim os pés afastavam-se chegando um momento de grande abertura, ocasionado a flexibilidade e o desequilíbrio corporal.

Atividade 2:

   Atividade de contração muscular isométrica, onde os alunos com o quadril flexionado a 45 graus, o mantinha por alguns instantes, sendo o objetivo para ganhar força na região lombar para melhorar na postura.


Aula Prática do dia 29\02\2012


   Orientado pela professora Keith Mary, o objetivo dessa aula foi a sociabilização dos alunos e alunas, saber as localizações dos membros superiores e inferiores por meio das atividades lúdicas, também explorando a coordenação motora de cada um, com isso vivenciando algumas características de Lutas, com a atividade de domínio (agarrar), de percussão (tocar) e as variáveis distâncias entre os alunos.

Atividade 1:

   O objetivo foi o aquecimento dos alunos, onde foram separados os alunos em duplas, após ao comando da professora ambos tiveram que tentar tocar o ombro do outro, enquanto este evitava o toque também buscava tocar o adversário. Havendo trocas de duplas foi denominado a tocar a barriga entre eles. Essa atividade foi trabalhado a percussão (tocar) e distância (média).

Atividade 2:

   Com intuito de sociabilizar os alunos, criar aproximação desenvolvendo a criatividade na construção de golpes de lutas diversas. Onde os alunos foram colocados em círculo e cada um dizia seu nome e realizava um golpe. Em seguida todos faziam o mesmo, depois o aluno ao seu lado também fazia seu golpe e falava seu nome, e todos repetiam, quando cinco alunos faziam a atividade, tinha que ajuntar todos os movimentos para  a classe elaborar, após o processo reiniciava.

Atividade 3:

   Em duplas, após o apito da líder ambos devem tentar tocar no ombro, barriga, joelho e no gastrocnêmio (panturrilha), assim não deixando o adversário  tocar e ao mesmo tempo tentar tocá-lo, assim desenvolvendo a distância (média) e o toque (percussão). 

Atividade 4:

   Os alunos ficaram em duplas, sentados de costas um para o outro com uma bola de Pilates entre eles, ao comando da professora, eles deveram se virar rapidamente para pegar a bola, onde ocorrerá a disputa pela posse da bola, pois ambos não podem levantar e sim ficar de joelhos, com isso caracterizando o domínio e a distância (curta).

Atividade 5:

   Variação da atividade anterior, no qual a dupla agora esta sem a bola. Ao sinal da professora deverá se virar rapidamente e numa luta de agarre, domínio e curta distância, o objetivo é encostar as costas do oponente no tatâme.

Atividade 6:

   Os alunos foram divididos em duas equipes, após cada aluno de uma equipe recebeu um número, assim repetindo o mesmo processo com a outra equipe. Foi improvisado duas traves com tênis dos dois lados do tatâmi. Portanto os alunos permaneciam sentados na borda do tatâmi, uma equipe de cada lado. A professora dizia um número e os alunos correspondentes ao número , deslocavam-se de joelhos até a bola colocado no centro do tatâmi e utilizando do agarre e a distância curta, tinha o objetivo de fazer o gol, sem poder se levantar.