terça-feira, 17 de abril de 2012

Prescrição e Avaliação no Treinamento do Judô

Prescrição de treinamento por intensidade e por frequência cardíaca 


   Segundo Bompa (2002), a intensidade da atividade pode ser leve, onde trabalha com a frequência cardíaca menor que 65%, moderado maior que 65% e menor que 85% e intenso maior de 85%. Portanto para fazer o cálculo tem abaixo a fórmula de Karn, onde a mesma definira a zona do treinamento.

FC intensidade %= % da atividade x (F.C. máxima - F.C. repouso) + F.C. de repouso.



Treinamento de potência aeróbica e anaeróbica
  
   Por o Judô ter características de lutas intermitentes e intervalada,  foi feito estudos, pesquisas e um scalt que determinou que a modalidade esportiva, em seu treinamento de esforço e pausa, é elaborado 15 segundos de esforço e 30 de pausa ativa durante 5 minutos. Exemplo abaixo:


15 segundos de exercício
30 segundos de descanso ativo 

15 segundos de exercício
30 segundos de descanso ativo 

15 segundos de exercício
30 segundos de descanso ativo 

15 segundos de exercício
30 segundos de descanso ativo 

15 segundos de exercício
30 segundos de descanso ativo 

15 segundos de exercício
30 segundos de descanso ativo 

15 segundos de exercício
30 segundos de descanso ativo 


   Então com esse exemplo pode se treinar com diferentes zonas, portanto para montar uma planilha de treinamento o preparador físico, deve levar em conta algumas características como, numa competição o atleta para chegar na final, participa de 5 a 10 lutas com duração de 5 minutos e quando houver empate 6 minutos. De acordo com esses dados montar séries de 5 a 10 para o atleta treinar por dia, onde o educador físico poderá determinar se o treino é aeróbico ou anaeróbico, sendo que para ser aeróbico o intervalo entre as séries de 1 a 3 minutos, onde não faz totalmente a ressíntese de ATP e anaeróbico o intervalo é de 5 a 10 minutos.


Special Judô Fitness Test

   O teste foi desenvolvido por Sterkowicks em 1998, onde mostrará a base provando se o atleta está melhor condicionado aeróbia mente ou anaerobia mente, embora esse teste é feito só para o golpe de ippon seoi nage. Sendo que a distância do teste entre os dois atletas que receberam o golpe é de 6 metros e o atleta que vai ser avaliado fica no meio dos dois com frequencímetro, sendo em uma distância de 3 metros,. O primeiro 15 segundos, o atleta vai elaborar o golpe nos dois, um de cada vez, tentando fazer o máximo, depois descansará 10 segundos, depois voltará a fazer os arremessos em 30 segundos, após descansará mais 10 segundos e voltará a fazer os golpes por mais 30 segundos e quando terminar, fazer 1 minuto de recuperação ativa. Então ver a frequência cardíaca no início do teste, nos intervalos e no minuto de recuperação. 
    Portanto para calcular o índice de seu atleta, após realizado o teste, veja a fórmula abaixo, onde mostrará o valor do índice, portanto se o valor for menor que 11,9, ele está bem fisicamente e quando for maior que 13,1 estará abaixo de seu condicionamento. Entretanto os valores da recuperação da frequência cardíaca (F.C.) está relacionado a condição aeróbica e os números de arremessos com condição anaeróbica.


     Índice = F,C. final + F.C. 1 minuto de recuperação
                    número de arremessos

   Teste elaborado na aula prática, na sala de lutas da Faculdade Dom Bosco, com dois alunos da classe. 


  

Nome
Indíce
F.C. inicial
F.C. - 1
F.C. - 2
F.C. - final
F.C. – 1 minut.
N° de arremessos
Txai
13, 9
84
103

190
130
23
Jeferson
12,92
116
132
169
171
152
25

    






Nenhum comentário:

Postar um comentário