terça-feira, 22 de maio de 2012

História do Karatê

   O sistema de luta desenvolvido em Okinawa era conhecido além das fronteiras como Okinawa-Te (mão de Okinawa). Este nome manteve-se, até por volta de 1936, com o conflito sino-nipônico (Guerra entre a China e o Japão), foi criada a palavra Karatê (mãos vazias) e um grande mestre da época, Gichin Funakoshi, considerado o Pai do Karatê moderno, criador do estilo Shotokan-Ryu, adotou esta palavra para substituir a denominação do Okinawa-Te, assim permaneceu.
   Funakoshi, incrementa sentido espiritual e filosofia de vida ao Karatê, adicionou a palavra DO (caminho, vereda espiritual), ficando conhecido como Karatê-Do (caminho das mãos vazias).
    Passo seguinte foi adoção do Karatê-Gui, um uniforme igual para todos, branco, e o sistema de faixas e graduações de Kyus (faixas coloridas, da branca até a marrom) e Dans (do 1° grau e para os acima faixas pretas) similar ao que era usado no Judô.
   O Mestre Funakoshi não acreditava em criação de estilos e sim que todo Karatê deveria ser um só, mesmo com as diferenças naturais de ensino que variam de professor para professor. Shoto era como Funakoshi assinava seus poemas, significa pinheiros ondulando ao vento e kan significa edificação ou salão.
   Os alunos dele construíram um dojo (lugar do Caminho) em sua homenagem e o chamaram de Shotokan (Edifício de Shoto). Acreditava-se que a origem do nome do estilo seja esta. O Shotokan foi destruído durante um bombardeio na II Guerra Mundial.
   Funakoshi nasceu na cidade de Shuri na Ilha de Okinawa em 1868 e foi o responsável pela difusão do Karatê nas Ilhas principais do arquipélago japonês e posteriormente para o Ocidente. Aos 11 anos iniciou seus estudos com Yasuttsune Azato com quem apreneu o estilo Shuri-te e com Yasutsune Itosu, aprendeu o estilo Naha-te. A mistura destes dois estilos daria origem Shotokan. Sua biografia é chamado Karate-Do: o meu modo de vida. Por tanto as novas linhas que aparecem como únicas sucessoras de Gichin Funakoshi, solo desejam capitalizar o Mestre ao seu favor. O Karatê de Egami Shigeru, não é Karatê de Funakoshi e sim modificações de pessoas que abandonaram o ensinamento original. Em 26 de abril de 1957 morre Funakoshi.
  
                                                        Gichin Funakoshi
  Fonte: www.shotokai.com.br, acesso em 20/05/2012

   O estilo Shotokan caracteriza-se por bases fortes, predominancia de movimentos de mão e chutes no corpo inteiro. Os giros sobre o calcanhar em posição baixa dão fluidez ao deslocamento e todo movimento começa com uma defesa. Este é um estilo em que as posições têm o centro de gravidade muito baixo, e em técnica de um simples soco direto, pode nunca ser dominada, e só com muitos anos de treino, mas quando a técnica é dominada o seu poder é incrível e quase sobre-humano. No Karatê Shotokan são levados a sério fatos como a concentração e estado de espirito. As principais bases desse estilo são:

  • HEIKO-DACHI
  • KAKE-DACHI
  • KIBA-DACHI
  • KOKUTSU-DACHI
  • TSURUACHI-DACHI
  • MUSUBI-DACHI
  • NEKOASHI-DACHI
  • SANCHI-DACHI
  • SHIKO-DACHI
  • UCHINACHIJI-DACHI
  • ZENKUTSU-DACHI 
  •           

  Sendo que as bases fundamentais, presente na maioria dos katas são: Zenkutsu-Dachi, Kokuttso-Dachi e Kiba-Dachi.
  O Karatê Shotokan está dividido em 8 níveis ou faixas

Branca (7 kyu)
Amarela (6 kyu)
Vermelha (5 kyu)
Laranja (4 kyu)
Verde (3 kyu)
Roxa (2 kyu)
Marrom (1 Kyu)
Preta (1 Dan até 9 Dan)

  Para cada nível de faixa existe um tipo diferente de kata, kumite e kihon a ser aprendido pelo praticante, exceto a partir do 1 Dan, no qual apenas o kata e o kihon mudam.

Kata

  São combinações lógicas de técnicas de bloqueio, soco, golpe e chute em certas sequências determinadas. Cerca de 50 katas, ou exercícios formais, são praticados atualmente, alguns dos quais foram passados de geração em geração, enquanto outros foram desenvolvidos bastante recentemente.
  Os katas auxiliam o iniciante a assimilar o estilo e aprender as técnicas básicas de movimentar-se, defender´se e atacar. Para o avançado é um confronto com as idéias dos antigos mestres, nestes confrontos os atuais praticantes entendem os segredos da arte, que só são aprendidos mediante prática exaustiva e não oralmente. 
  Um dos 26 katas de Shotokan é Heian Shodan o primeiro kata da série Heian. Composto de 21 Kyodos (movimentos) de golpes, sendo 9 de defesa na postura Zenkutsu Dachi, 4 de defesa na postura de Kokutsu Dachi e 8 de ataque na postura de Zenkutsu Dachi. Abaixo um vídeo desse kata.



                                    Fonte: www.explow.com, acessado em 23\05\2012


Kihon

  É a execução das técnicas fundamentais sem oponente, os ataques e as defesas devem ser praticados com a máxima concentração e esforço possíveis, de maneira rápida e precisa. As sessões de kihon permitem ao praticante melhorar a velocidade e a potência de suas técnicas, ao mesmo tempo em que tentam corrigir a respiração, os movimentos de pés e as posturas. As ações se exercitam de forma simétrica, pela direita e pela esquerda, oque leva a um desenvolvimento físico e técnico equilibrado. Veja o vídeo abaixo.



Kumitê

  Significa combate de mãos e todas têm sua importância no desenvolvimento do karateca. São 6 tipos de Kumitê:
 Gohon Kumitê;
 Sanbon Kumitê;
 Ippon Kumitê;
 Jyu Ippon Kumitê;
 Jyu Kumitê;
 Shiai Kumitê.



Fonte:
www.adamkarate.com, acessado em 19/05/2012.
www.karate-do.com.br, acesado em 19/05/2012.


 AULA DO DIA 9 DE MAIO

KARATÊ

Saudação
  Ossoshinobu (cuja transcrição exata do japonês é OSU) é uma expressão fonética formada por dois caracteres. O primeiro caracteres osu significa literalmente pressionar , e determina a pronúncia de todo o termo. O segundo caracteres shinobu significa literalmente suportar.

1- BRINCADEIRA OSS  
                                                                                                                              
   Pessoa sentada ou ajoelhada, (CRIANÇA) de olhos vendados, todos batendo palmas caminhando em círculos, ao parar deve-se identificar quem fala OSS, se acertar substitui e recomeça a brincadeira.
 Foi trabalhado o jogo recreativo KARATÊ. Na escola trabalhar a cultura corporal do movimento (lúdico), para criar o acervo motor da criança.
 O gesto motor tem direcionamento diferente ex. ataque e defesa do karatê, variar diferentes exercício para tirar o vício, trabalhar a técnica de forma correta para após aplicar o golpe na luta. 


BRINCADEIRA
TÉCNICA
LUTA


2 -  BRINCADEIRA
   Saudação, com os calcanhares unidos, uma perna na frente outra atrás. Objetivo: tocar o ombro, barriga e coxa do adversário.

3 - BRINCADEIRA
   Variação de agarrar o adversário (finta), trabalhando o lúdico para o desenvolvimento da memória motora.
    
 4 - Brincadeira
   Demonstrando as defesas, duas filas com espaçamento entre as mesmas para evitar o contato, elevação do joelho e flexionando a perna de apoio, travando o abdômen e com as mão cruzadas avançar a comando da professora.

 5 - Progressão para frente e para trás.
    Avança e defende, com defesas: MÉDIA, BAIXA e ALTA, avançar chutando e voltar após mudança de direção com técnica.         


AULA DO DIA 16 DE MAIO

KARATÊ    


Aquecimento:
  Corrida em círculo, ao comando da professora da 1\2 volta, volta inteira, com a aluna Mayra puxando a fila, depois a professora bate as palmas, o último da fila sai intercalando entres os colegas e após bater de novo o outro aluno sai para tentar pegar e assim sucessivamente até que todos seja o pegador.
  Ao final do aquecimento fazer recuperação ativa com uma caminhada para recuperar o déficit de O2 para o início da brincadeira.


Formar um círculo para alongamento:
  Pegar no tornozelo, com as pernas afastadas e mãos à frente, variação com as duas mãos pegando em ambos os lados.
  Em duplas, com um aluno sentado o outro empurra as costas, utilizando os joelhos para melhorar a amplitude do movimento por 30 segundos, variando os movimentos na posição sentada.
  Na execução do kata ou exercício costuma dar o grito Kiai, após o 10 movimento. A contagem em japonês até 10:


1 - ichi (se lê iti)
2 - ni
3 - san
4 - shi ou yon
5 - go
6 - roku 
7 - shichi (se lê shiti)
8 - hachi ( se lê hati)
9 - kyuu
10 - juu


Abaixo o vídeo do Kata Urso Panda formado por três alunos do 4 período manhã.




  
           

Nenhum comentário:

Postar um comentário