segunda-feira, 12 de março de 2012

Jogos de Oposição - Aula do dia 07\03\2012


    O jogo de oposição, precisa de uma ação motora de ataque e defesa, ela transforma a briga em jogo com regras, onde as crianças podem expressar seu ímpeto em condições definidas e seguras não produzindo a derrota definitiva ou destruidora, mas para relativização da vitória, ajudam a dominar a incerteza no combate assistido por um professor árbitro, que garanta ao respeito, às regras e aos limites impostos. 
   No Ensino Fundamental, propõe-se às crianças situações motivadoras que possam permitir, a descoberta das ações fundamentais das disciplinas de combate, a aplicação do modo mais diversificado possível, considerando as possibilidades motoras do momento e reutilizando-as em condições diferentes.
      Os jogos de oposições classificam-se em 6 tipos de atividades:


1- Rapidez, Atenção e Agilidade 
2- Desequilibrar
3- Reter - Imobilizar
4- Jogo de conquista de objeto
5- Jogo de conquista de território
6- Combate

Características de Ataque

  São as ações motoras de agarrar, reter, desequilibrar, imobilizar e tocar. Assim tendo diversificações possíveis como a de agarrar pode ser apanhar os braços, as pernas, a cintura e o tronco. Reter pode ser com as mãos e pelo meio do corpo. Imobilizar é virando, recobrindo o corpo, fixando os membros e combinado ações. Desequilibrar seria puxar, empurrar, projetando e levantando.

Característica de Defesa

  Envolve ações motoras específicas de esquivar-se, resistir, livrar-se e bloquear (absorção dos golpes), tendo as diversificações    de movimentos em cada ação, sendo elas agarrando, empurrando e virando sendo  elas características de livrar-se. Já de resistir é atacando, desviando e opondo-se, entretanto  rolando, saltando, virando, abaixando-se e desviando as mão são aspectos de esquivar.


Fonte: OLIVIER, Jean-Claude. Das Brigas aos Jogos com Regras: enfrentando a indisciplina na escola. Porto Alegre: Artmed, 2000.
Fonte: www.wtcuritibapr.hd1.com.br, Acessado 12\03\2012


Atividades de reter, atenção, agilidade e desequilíbrio

Atividade 1:

   Brincadeira da mãe ajuda, onde o aluno que será o pegador deverá pegar os demais imitando uma aranha e a quantidade de aranhas aumentava à medida que os alunos eram tocados até todos forem pegos, após certo tempo foi mudado para a imitação do saci. O objetivo é explorar as ações de tocar e esquivar com ações dos membros superiores e inferiores. Também envolve a agilidade e mudança rápida de direção.

Atividade 2:

   Os alunos devem prender na cintura um colete e ao comando da professora, todos tentam pegar o colete do outro, para ver quem consegue uma maior quantidade de coletes. Tendo variações de deslocamentos, por exemplo, de joelhos ou em pé. Onde exige atenção, tempo de reação, agilidade, rapidez e ações de esquiva e toque.

Atividade 3:

   Os alunos em duplas, ambos segurando as mãos um do outro, após o apito da professora era empurrar o oponente para tirar o pé de dentro do quadrado, valia segurar a mão e puxar.  Sendo o motivo o desequilíbrio. Foi realizado uma variação com os alunos segurando a cintura, assim fazendo o mesmo.

Atividade 4:

   Brincadeira de briga do galo, onde as duplas de alunos tem que ficar agachados, tendo o objetivo de empurrar, para provocar o desequilíbrio e a queda do oponente. 

Atividade 5:

   Os alunos em duplas e sentados frente à frente, mantiveram o quadril flexionado a 45 graus, de modo que só as nádegas tocavam o tatâmi e com a planta (sola) do pé em contato com o do adversário, e com as mãos no plexo, ambos empurravam, buscando o desequilíbrio.

Fotos de jogos de oposição



Fonte: dojofama.blogspot.com, Acessado em 18\03\2012


Fonte: www.corporesanoacademia.com.br, Acessado 12\03\2012.
Atividade de reter e imobilizar: carro e garagem


Os alunos foram separados em duplas, onde o aluno que está no solo (tatâmi) de 6 apoios é o carro, o aluno que se encontra em cima dele é a garagem. Portanto a pessoa que esta por cima deve imobilizar e a pessoa que está por baixo deve tentar escapar. Essa brincadeira trabalha as ações motoras de ataque, sendo elas, imobilizar e agarrar, também ações motoras de defesa, como resistir e livrar-se. Exemplo na foto abaixo.


                                     Fonte: Faculdade Dom Bosco, em 14\03\2012


                                     Fonte: Faculdade Dom Bosco, em 14\03\2012


Atividade de conquista de objeto e território: pique bandeira com bola

Onde os alunos foram separados em dois grupos e o tatâmi foi dividido, pois cada equipe tinha seu lado, portanto o objetivo era pegar a bola que estava do outro lado e trazer para seu território, ambas equipes. Também os alunos não podiam ficar em pé e sim em 6 apoios.


Atividade de combate


Em duplas com os braços dados ao sinal da professora tinha que achar outra dupla para tentar toca-la, podendo ser com  a mão ou com o pé, onde tinha que defender e atacar, assim realizando ações motoras de tocar, bloquear e  esquivar. Depois de um certo tempo variação com as duplas, onde uma ficava de frente e outra de costa com o braço dado.


Atividades que não envolve jogo de oposição

Atividade 1:

   Brincadeira de Jockey Pow, objetivo flexibilidade. Os alunos separados em duplas, frente à frente, com os pés colocados um na frente do outro, de forma que os dedos tocavam o calcanhar e os pés dos alunos se tocavam também. Os alunos tiravam Jockey Pow. O vencedor deslocava o pé da frente para trás, enquanto o outro deslocava o que estava a frente até tocar o pé d oponente, assim os pés afastavam-se chegando um momento de grande abertura, ocasionado a flexibilidade e o desequilíbrio corporal.

Atividade 2:

   Atividade de contração muscular isométrica, onde os alunos com o quadril flexionado a 45 graus, o mantinha por alguns instantes, sendo o objetivo para ganhar força na região lombar para melhorar na postura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário