terça-feira, 20 de março de 2012

Apresentação do Trabalho de Jogos de Oposições



  Na sala de lutas da Faculdade Dom Bosco, a Professora Keith, ministra os trabalhos apresentados pelos grupos, com auxilio de uma banca para avaliar a pesquisa, essa banca era composta pelo grupo que tinha apresentado, após o término era a equipe que acabou de se apresentar que seria aproximá avaliar e assim sucessivamente, até acabar as equipes.  Onde os alunos por meio dos Jogos de Oposições, enfatizando, os benefícios para decentralizar a agressividade das crianças e focá-las através dos jogos de lutas no respeito, limitações e participação.


Trabalho de Jogos de Oposições apresentado pela equipe desse blog.


Rapidez e atenção

      Pega-pega com o pé.
  Elege-se um pegador, que deverá pegar os outros saltando com um pé e tocar o coleguinha com o pé que está suspenso. Os corredores deverão também se deslocar só com um pé, enquanto segura o outro pé. Cada aluno pego se tornará também um pegador. O jogo vai até que todos se tornem pegadores. Em seguida repete-se a brincadeira com o pé não dominante.

Ação motora de ataque: Tocar
Ação motora de defesa: Esquivar-se.

Desequilibrar

   Os alunos serão dispostos em duplas, que devem segurar o pé, mantendo o joelho flexionado, mantendo-se em pé com a perna dominante. Deverão desiquilibrar o oponente com o ombro, podendo utilizar o braço livre como apoio para equilibrar-se, mas sem tocar o oponente. Em seguida repete-se o exercício com a perna não dominante.

Ação motora de ataque: Tocar e desequilibrar
Ação motora de defesa: Resistir e esquivar-se

Reter/imobilzar

   Sentados de costas um para o outro, ao sinal do professor, viram-se e de joelhos agarram-se braços com braços e tentam virar o oponente para coloca-lo de costas no solo, o aluno que encostar as costas no solo será considerado imobilizado e o jogo recomeça. Veja na foto abaixo.

Ação motora de ataque.
Agarrar, reter o adversário, derrubar o oponente, empurrar.
Ação motora de defesa.
Agarrar, realizar força contrária, resistir.
                                                                          

Fonte: Faculdade Don Bosco, em 21\03\2012

Fonte: Faculdade Dom Bosco, em 21\03\2012
                                     
Conquista de território

   Os alunos serão separados em duas equipes. Os alunos de cada equipe serão colocados lado a lado, formando uma parede e devem ficar frente a frente com a outra equipe. Ao sinal do professor, deverá agarrar os oponentes, ombro a ombro, empurrar uma a outra.
Será delimitado o espaço a ser conquistado com fita adesiva.

Ação motora de ataque: Agarrar, reter.
Ação motora defesa: resistir e bloquear.

Conquista de objeto

   Os alunos serão divididos em dois grupos. Um grupo faz um círculo de mãos dadas e no centro é colocar uma bola. Os demais alunos tentarão adentrar ao círculo para retirar a bola e serão impedidos pelos que estão formando o círculo, bastando entrar e segurar a bola para tê-la conquistado.

Ação motora de ataque: tocar, reter.
Ação motora de defesa: Esquivar e resistir.


Combate

   Em duplas os oponentes deverão utilizar-se de espadas feitas de tubo plástico sanfonado, em um perímetro pré-determinado para o pé de apoio, simular um duelo onde a pontuação deverá ser determinada com giz ou fita sobre o tórax dos participantes mantendo-se uma distância um do outro e com um das pernas avançadas à frente, a qual será a móvel e o pé de trás será o apoio imóvel sendo que seu deslocamento acarretará em falta pontuada em favor do adversário.  

Ação motora de ataque: Tocar.
Ação motora de defesa: Esquivar e bloquear.


Fotos de outros grupos que apresentaram o trabalho




                                           Foto abaixo é de jogo de desequilíbrio

Fonte: Faculdade Dom Bosco, em 21\03\2012
                                        
                                        Foto de Conquista de Objeto

Fonte: Faculdade Dom Bosco, em 21\03\2012
                                    
                                         Foto de Jogo de Conquista de Território 
                                            
Fonte: Faculdade Dom Bosco, em 21\03\2012
                                    




















Nenhum comentário:

Postar um comentário